Curiosidades

Birutas Vento

O direcionador de vento, popularmente conhecido como Biruta, é um equipamento de extrema importância no que diz respeito ao item segurança; ao contrário do que muitos pensam, não se trata apenas de segurança em Aeroportos ou Heliportos, quando orienta a decolagem e a aterrissagem de aviões, helicópteros, Balões e outros.

A biruta é também utilizada como item indispensável para orientação da direção do vento no combate a incêndios por parte de bombeiros em eventos de média e grandes proporções, por isso é de extrema importância seu uso em fazendas, usinas e industrias. Em caso de vazamento de gases tóxicos em indústrias químicas ou de produtos inflamáveis a presença da biruta possibilita orientar os bombeiros em que direção esses gases estão indo.

A Biruta é constituída por um cone de tecido com duas aberturas, uma das quais a de maior diâmetro é acoplada a uma estrutura de metal, tem a forma de um coador de café, é fixada a um poste com rolamentos blindados que permitem seu giro em 360º de acordo com o fluxo do vento.

As birutas podem ser iluminadas, com iluminação Interna através de lâmpada acoplada em bocal instalado no interior do cone e Externa através de holofotes devidamente instalados acima do cone de sinalização, o acionamento da iluminação é feito através de dispositivo fotoelétrico que acompanha o conjunto da Biruta.

Posicionamento correto da biruta deve ser:

Deslocado a 300m ao longo da pista, a partir da cabeceira e caso seja necessário, pode ser estendido até 600m, medido ao longo da pista;

Deslocado lateralmente a 80m, a partir do eixo da pista e pode se estender, caso seja necessário, até 200m da borda da pista;

Em área com baixos níveis de iluminação de fundo;

Livre dos efeitos de interferência de ar causados por objetos próximos;

Quando instaladas dentro da pista ou furando as rampas das zonas de proteção, deverão possuir conexão frangível, devendo-se ter cuidado para que a mesma resista aos esforços máximos de ventos previstos.

Quando instaladas fora da faixa de pista e não esteja furando as rampas das zonas de proteção, poderão ser rigidamente instaladas, utilizando-se inclusive estais.

Produtos relacionados